Neto - 02

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Anúncio provido pelo BuscaPé

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Tipo de Lastros

Denomina-se lastro a camada de concreto “magro” (sem armadura) que se emprega sobre o terreno, normalmente no subsolo ou primeiro pavimento das edificações, preenchendo os espaços entre as cintas ou os baldrames. É muito utilizado na prática porque promove uma economia à obra uma vez que, nos casos comuns, não há a necessidade de utilização de armaduras, como nas lajes, pois descarregam seus esforços diretamente sobre o solo.
Em alguns projetos estruturais, porém, não é apresentado a espessura ou o tipo de lastro a ser utilizado, ficando a cargo do executor o seu dimensionamento.
A espessura e o tipo do lastro dependem dos valores das sobrecargas a que estarão sujeitos, de maneira que se submetidos a cargas grandes, como aglomerações de pessoas e movimentos de empilhadeiras ou veículos pesados, o lastro deve ser de concreto armado apoiado diretamente sobre o terreno ou sobre estacas, devendo ser consultado o calculista nesse caso.
Nos casos mais comuns, recomenda-se que a espessura mínima dos lastros deva ser:
a) residências, quintais, instalações rurais e calçadas ........7cm
b) salas com concentração de pessoas ou mercadorias, como lojas, depósitos, restaurantes, escolas, bibliotecas ......... 10 cm
c) garagens, oficinas, passagens de carros ............ 12 a 15 cm